Projeto do vereador Alexandre Passos institui Semana de Valorização dos Idosos em Vitória
Mais um projeto de autoria do vereador
"O evento servirá para discutir temas de interesse da terceira idade, contemplando os segmentos de cultura, lazer, saúde, educação, legislação, promoção e assistência social e todos os demais que digam respeito ao idoso", explica o vereador Alexandre Passos. Estão previstas realização de palestras, workshops, seminários, shows, encontros, apresentações artísticas e folclóricas.
A lei também autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios, contratos e parcerias visando angariar os recursos necessários para a realização do evento. Deverá ser promovido um amplo trabalho preventivo e educativo relativo a programas de saúde desenvolvidos para a terceira idade, com a efetiva participação da Secretaria Municipal de Saúde, que poderá celebrar parcerias com outros entes governamentais e com a iniciativa privada para contemplar o maior número de pessoas da terceira idade participantes do evento.
O vereador Alexandre Passos sempre esteve na luta pela valorização dos idosos. O Centro de Convivência da Terceira Idade de Jardim da Penha inaugurado no dia 28 de setembro do ano passado é um exemplo disso. Esta era uma antiga reivindicação da comunidade que contou com o empenho de Alexandre para que se tornasse uma realidade.
"O segmento da terceira idade é, quantitativamente, um dos que mais crescem no mundo. A melhoria na qualidade de vida, a prevenção de doenças, a participação do idoso na sociedade e maior atenção à saúde, fazem com que as pessoas vivam cada vez mais", enfatiza o vereador.
No Brasil, como em outros países, têm sido realizados estudos no sentido de definir o que é a velhice. Em estudo recente, Solange Maria de Vasconcelos lançou algumas luzes sobre a questão, através de uma abordagem semiológica. Após trabalhar conceitos e caracterizações da velhice, a autora fez reflexões sobre os mitos que a sociedade tem construído e perpetuado a respeito do "velho", buscando os sinais desses mitos na análise do discurso publicitário das revistas Cláudia e Veja, desde a década de 1960 até a virada do milênio.
Esse estudo constatou que as propagandas utilizando idosos, ou a eles se dirigindo, sempre foram muito poucas em relação ao total, oscilando entre 0,24% e 4,83%, dependendo do período e do veículo analisado. Por outro lado, o estudo da simbologia dos anúncios publicitários confirmou "a hipótese de que no início das décadas o Brasil tratava o idoso com indiferença e só com a descoberta de um mercado de consumo ligado a esse gênero é que o mesmo ganhou importância social".
Essa tendência a encarar os idosos como consumidores potenciais foi mantida na virada do milênio, quando eles continuaram a ser conclamados a comprar automóveis, aparelhos de telecomunicações e de computação, entre outros.
A importância do segmento dos idosos é hoje social, política, mercadológica e psicográfica, representando um nicho na sociedade que necessita ser tratado com atenção, respeito e com a importância devida. É de certa forma um reconhecimento do próprio mercado que reflete a opinião da sociedade em relação à terceira idade.
"Um evento de caráter municipal, com foco na terceira idade, irá movimentar a economia local e reconhecimento mundial para o nosso município, além de gerar uma possibilidade de valorização da terceira idade, com o surgimento de programas e ações empresariais voltadas para esse segmento", finaliza Alexandre Passos.
Data de Publicação: sexta-feira, 08 de fevereiro de 2008
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