Vereador Alexandre Passos (PT)

Projeto do vereador Alexandre Passos institui Semana de Valorização dos Idosos em Vitória

Mais um projeto de autoria do vereador Alexandre Passos virou lei, atendendo a uma significativa parcela da população e contribuindo para a inclusão social das pessoas que atingiram a terceira idade. Trata-se da Lei 7.222, sancionada pelo prefeito João Coser no dia 03/02/08, que institui a Semana Municipal de Valorização dos Idosos, a ser comemorada anualmente entre os dias 28 de setembro e 5 de outubro.

 

"O evento servirá para discutir temas de interesse da terceira idade, contemplando os segmentos de cultura, lazer, saúde, educação, legislação, promoção e assistência social e todos os demais que digam respeito ao idoso", explica o vereador Alexandre Passos. Estão previstas realização de palestras, workshops, seminários, shows, encontros, apresentações artísticas e folclóricas.

 

A lei também autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios, contratos e parcerias visando angariar os recursos necessários para a realização do evento. Deverá ser promovido um amplo trabalho preventivo e educativo relativo a programas de saúde desenvolvidos para a terceira idade, com a efetiva participação da Secretaria Municipal de Saúde, que poderá celebrar parcerias com outros entes governamentais e com a iniciativa privada para contemplar o maior número de pessoas da terceira idade participantes do evento.

 

O vereador Alexandre Passos sempre esteve na luta pela valorização dos idosos. O Centro de Convivência da Terceira Idade de Jardim da Penha inaugurado no dia 28 de setembro do ano passado é um exemplo disso. Esta era uma antiga reivindicação da comunidade que contou com o empenho de Alexandre para que se tornasse uma realidade.

 

"O segmento da terceira idade é, quantitativamente, um dos que mais crescem no mundo. A melhoria na qualidade de vida, a prevenção de doenças, a participação do idoso na sociedade e maior atenção à saúde, fazem com que as pessoas vivam cada vez mais", enfatiza o vereador.

 

No Brasil, como em outros países, têm sido realizados estudos no sentido de definir o que é a velhice. Em estudo recente, Solange Maria de Vasconcelos lançou algumas luzes sobre a questão, através de uma abordagem semiológica. Após trabalhar conceitos e caracterizações da velhice, a autora fez reflexões sobre os mitos que a sociedade tem construído e perpetuado a respeito do "velho", buscando os sinais desses mitos na análise do discurso publicitário das revistas Cláudia e Veja, desde a década de 1960 até a virada do milênio.

 

Esse estudo constatou que as propagandas utilizando idosos, ou a eles se dirigindo, sempre foram muito poucas em relação ao total, oscilando entre 0,24% e 4,83%, dependendo do período e do veículo analisado. Por outro lado, o estudo da simbologia dos anúncios publicitários confirmou "a hipótese de que no início das décadas o Brasil tratava o idoso com indiferença e só com a descoberta de um mercado de consumo ligado a esse gênero é que o mesmo ganhou importância social".

 

Essa tendência a encarar os idosos como consumidores potenciais foi mantida na virada do milênio, quando eles continuaram a ser conclamados a comprar automóveis, aparelhos de telecomunicações e de computação, entre outros.

 

A importância do segmento dos idosos é hoje social, política, mercadológica e psicográfica, representando um nicho na sociedade que necessita ser tratado com atenção, respeito e com a importância devida. É de certa forma um reconhecimento do próprio mercado que reflete a opinião da sociedade em relação à terceira idade.

 

"Um evento de caráter municipal, com foco na terceira idade, irá movimentar a economia local e reconhecimento mundial para o nosso município, além de gerar uma possibilidade de valorização da terceira idade, com o surgimento de programas e ações empresariais voltadas para esse segmento", finaliza Alexandre Passos.

 

 

Data de Publicação: sexta-feira, 08 de fevereiro de 2008

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